Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de maio de 2010

PRIMEIRO BRASILEIRO ELEITO O MELHOR ÁRBITRO DO MUNDO



Michel Jean Bonnaud, foi eleito em 2009 o melhor árbitro de Futsal do mundo, pelo site italiano Futsal Planet.

Em apenas 3 anos como árbitro da FIFA, Bonnaud, participou do Mundial Universitário em 2008 (1º ano de FIFA) na Eslovênia, da Lusofonia em Portugal (2009) e Sul-americano de Clubes na Bolívia (2010), ”Pude compartilhar experiência com diversos árbitros de países diferentes e aprender métodos de movimentação e estilos de arbitragem”, explica Michel . Por onde passou realizou várias finais importantes, mas foi sua atuação nos jogos da Lusofonia em Portugal, o que alavancou este título e fez ser reconhecido internacionalmente.

Sua vida no esporte começava aos cinco anos, onde se destacava como goleiro disputando campeonatos e torneios. No decorrer de sua juventude, tornou-se goleiro da Sociedade Esportiva Perdigão, onde conheceu Paulo Sergio Marques Ferreira, seu treinador e também padrinho da sua atual Escolinha de Futsal Santa Edwiges.“Paulo Sérgio foi quem me deu a primeira oportunidade”, afirma Bonnaud.

Fascinado pelo que faz, ele não perdia tempo, era instrutor na escolinha, treinador na Perdigão e jogador da categoria juvenil, conquistando inúmeros títulos. Determinado, seguiu seus objetivos e tem transformado seus sonhos em realidade.

Aos 25 anos, Michel tornou-se treinador do Nacional em parceria com a Marvel Consórcios, (em São Paulo) por ele passou algumas jogadoras como: Roseli, Elaine, Sissi, Márcia Tafarel, entre outras que faziam parte da seleção brasileira de futebol de campo. Dirigindo a equipe feminina, conquistou inúmeros títulos no Futsal e um vice- campeonato paulista de Futebol.

Aos 28 anos fez o curso de arbitragem promovido pela Federação Paulista de Futebol de Salão, abrindo mão de ser atleta e treinador para dedicar-se exclusivamente a sua nova carreira. Após dois anos de arbitragem já fazia parte da Confederação Brasileira de Futsal e em 2008 tornou-se árbitro da FIFA.

Depois de receber o título de “Melhor do Mundo”, estando apenas nove anos na arbitragem e ter chegado ao topo, Michel ainda busca novas conquistas e se emociona com homenagens como está.





                                                                                                                                 por Thaise Machado.